Couvert e Entradas
        Pão Caseiro
        Azeitonas
        Manteiga
        Estupeta de Atum
        Cavalinhas Alimadas
        Salada de Cenouras
        Moxama de Atum
        Choco frito c/tinta
        Salada Montanheira   

Prato Principal
Arroz de Mariscos da Ria Formosa

Sobremesa
Fruta

Bebidas
Vinho Lagoa Branco e Tinto
Água Mineral
Café

Descrição: O "Menu Degustação Ria Formosa" tem por objectivo proporcionar aos visitantes um contacto com os sabores que os povos ao longo de séculos têm vindo a utilizar, partindo dos inúmeros recursos que o mar, e particularmente a Ria Formosa, proporciona.

A composição do "Menu" foi elaborada dentro de duas lógicas: uma que se traduz na utilização de produtos conservados por seca e salmoura, remontará no mínimo ao tempo da ocupação Romana, onde mantinha uma florescente industria relacionada com a pesca, a extracção de sal e a conservação. São representados no nosso "Menu" pela "Moxama de Atum", a "Estupeta de Atum" e o "Peixe Alimado".

A "Moxama" é o lombo do peixe, no caso Atum, que depois de passar por uma salmoura, é seca ao sol e ao ar, funciona como se de presunto do mar se tratasse, é comido em fatias o mais finas possível e, nos dias de hoje, é ainda frequente nos meios piscatórios a sua utilização no bolso do pescador para "ajudar" a beber um copo de vinho ou uma cerveja - hábitos.

A "Estupeta de Atum" é feita a partir de atum conservado em salmoura, que previamente se demolha até chegar a um ponto "bom" de sal, mistura-se com tomate, pimento e cebola picados, tempera-se com azeite e vinagre - tradições.

O "Peixe Alimado", pode ser carapau, cavala, sardinha, até bogas e "mucharras", corresponde a uma outra forma de conservação do peixe em sal. Depois de retiradas as vísceras, o peixe é disposto em camadas separadas por sal abundante numa vasilha perfurada, antigamente num cesto de cana, para possibilitar que a água vá escorrendo sem formar salmoura. Posteriormente o peixe é retirado do sal e cozido em água fervente. Logo que cozido é mergulhado em doses sucessivas de água fria até se alcançar o "bom" ponto de sal, procedendo-se simultaneamente ao retirar da pele do peixe. Cobre-se com finas rodelas de cebola e alho picado, tempera-se com azeite e limão - deliciosos.

A outra lógica é a do produto fresco, daquele produto que de facto só pode ser consumido muito perto da origem e da captura, que não admite "conservação" sob pena de perder as qualidades gastronómicas. É o caso do "Choco Frito com Tinta", em que o molho é conseguido como resultado da fritura do choco em azeite, alho e louro, ligeiramente estufado com vinho e em que o ferrado do choco é utilizado para ligar o molho, emprestando-lhe inigualável sabor e aspecto, porque preto fica, com prova de garantia de frescura, pela curiosidade do ferrado não suportar o frio da conservação, com o que muda irreversivelmente para o estado sólido, não permitindo nunca mais a sua utilização na confecção do "Molho"- requintes.

O prato principal, o "Arroz de Mariscos da Ria Formosa", é o emblema da riqueza biológica da Ria e de um dos seus pilares de valia económica, cerca de 90% da amêijoa produzida no país é oriunda da Ria Formosa. Mas nem todas as espécies podem ser comercializadas porque, embora possuam excelentes qualidades gastronómicas não são susceptíveis de se conservar no tempo necessário à comercialização. Podemos nós utilizá-las na confecção do nosso "Arroz" que guardará todos os sabores dessa miscelânea de mariscos frescos, cozinhados num tempero de tomate, cebola alho e azeite, refrescado com coentros - uma experiência.

O "Menu" completa-se com a "Salada de Cenouras": cenouras cozidas, cortadas às rodelas e marinadas em azeite, alho picado, pimentão, salsa, cominhos e vinagre, com a "Salada Montanheira": tomates, pimentos, pepinos, cebola, alho, cortados em pequenos bocados e temperados com orégãos, azeite e vinagre, com as "Azeitonas" - refrescante presença vegetariana.

Uma palavra para o "Pão Caseiro", daquele que é feito com fermento que é a própria massa do pão previamente guardada e para o Vinho que será elemento de ligação com todos os sabores que o Menu proporcionará.

Querendo manter o Menu totalmente Algarvio oferecemos um vinho duma acreditada Adega regional, a de Lagoa, branco, tinto ou ambos. Mas não podemos deixar de fazer a sugestão de fazer acompanhar o "Menu" com um "Vinho Verde", que embora produzido no longínquo Minho beneficia a degustação do nosso "Menu" - Portugal no seu melhor.

Vinho Verde de diferentes castas à escolha na Carta de Vinhos (pagamento extra).